ACONSELHAMENTO


Estou lendo o Livro "O que acontece em seu mundo interior" do Pr. Alcimar Ribeiro. Trata de aconselhamento, mas pela primeira vez que leio algo sobre o tema, o texto fala sobre a questão do próprio conselheiro e não do aconselhando.

Uma expressão importante que encontrei no texto foi "ninguém pode ajudar aos outros se antes não ajudar a si mesmo".

Lembrei-me do despreparo de muitas pessoas nessa área, principalmente na religião, onde quase todos pensam ter as respostas certas para dar aos outros. Na maioria são fórmulas de como proceder para sair do problema, como se todas as pessoas fossem iguais e formadas pelos mesmos processos psíquicos ao longo de suas vidas.

O perigo reside justamente na grande possibilidade de piorar a situação do aconselhando onde muitas das vezes vendo que o caso que está adiante de si está além de sua compreensão, o conselheiro por falta de humildade ou não querendo expor a sua falta de preparo, não direciona a pessoa para um tratamento técnico com um profissional da psique. Fica mais preocupado em salvar a sua própria imagem e da instituição religiosa do que em prestar um socorro adequado diante de sua falta de preparo ou de suas limitações.

Não é pouco, e que por isso, alguns conselheiros acabam por adoecerem mais as pessoas do que ajudá-las em seus processos de cura, sem entender as implicações mais íntimas que acabam formatando a alma humana e gerando as crises existenciais. Principalmente na área religiosa, onde se pensa que pelo conhecimento e decoreba dos textos bíblicos, muitas das vezes usados como jargões, todo e qualquer problema possa ser solucionado, fora os muitos livros escritos com “fórmulas mágicas” para resolver os problemas das pessoas, sem entender quando realmente o caso é de oração e/ou de encaminhamento para um psicólogo ou psiquiatra.

O despreparo vem justamente da falta de humildade onde não ter uma resposta para todas as crises pessoais é um atestado de “falta de discernimento”. Realmente o que falta nessa área é discernimento, pois o conselheiro que pensa saber tudo e que tem todas as respostas, ou surtou pensando ser o próprio Deus ou caiu na loucura de, não conseguindo ajudar a si mesmo em sua falta de humildade, pensar que pode ajudar à outros.

Não sou psicólogo e nem psiquiatra, mas é a minha conclusão pela observação prática que vivi em minha própria alma.

3 comentários:

Dulce Silva disse...

Li esse livro maravilhoso.Agora estou lendo Vencendo a Depressão tb de do Pastor Alcimar Ribeiro.Precisava do e-mail dele ou telefone.Preciso conversar com ele sobre o livro.
Parabenizo esse homem d Deus que tem edificado vidas presas a Depressão com um livro bem fininho, ensinando a vencer.Aleluia!

Dulce Silva disse...

Li esse livro é realmente uma bênção para quem quer trabalhar na área de aconselhamento e pais e professores.
Terminei de ler tb do Pastor Alcimar Ribeiro de Paula'Vencendo a Depressão. Uma bênção e gostaria do e-mail ou celular do pastor para pedir permissão para divulgar o livro .Abençoar outras vidas que se encontram aprisionada por esse mal.No livro ele comenta que permite a reprodução desde que seja citada a fonte e com autorização do autor.Gostaria de postar num grupo na CPB.A paz!

Délio Visterine disse...

Querida Dulce dê uma olhada no blog da estação. Lá tem informações de contato: http://estacaodocaminhoemvilavelha.blogspot.com.br/