A BÍBLIA E O TEMPO



Será que a bíblia está sujeita as mudanças que ocorrem de tempo em tempo nas sociedades e culturas, gerações após gerações?

Analisando alguns fatos em relação à mulher Paulo em certas ocasiões havia orientado para que as tais ficassem caladas na igreja e que aprendessem em casa com seus maridos. Hoje a mulher ocupada os mais diversos cargos eclesiásticos.

Que a mulher não ensinasse. Hoje as escolas bíblicas dominicais tem em seu quadro de professores, mulheres e igrejas que já aceitam a figura da mulher como pastora.

Paulo seguia ao costume da época em que o pai que decidia com quem que a filha deveria se casar. Hoje isso nem pensar.


A mulher nos tempos apostólicos deveria ter cabelo comprido para se diferenciar das prostitutas, conforme carta de Paulo aos Coríntios. Para o homem, ter cabelos compridos seria desonroso. Hoje, apesar de algumas denominações evangélicas ainda adotarem esses costumes, a maioria já não vê problema com relação a mulher cortar o cabelo e outras já admitem que homens usem cabelos cumpridos.

O ósculo santo (beijinho na nuca), ordenado por Paulo não é mais praticado (acho que só no Vaticano, rs). Melhor assim, ficaria doido com um babaca idiotado fungando o pescoço de minha mulher.

Paulo admitia que se um homem tivesse mais de uma mulher que o tal com suas esposas fizesse parte da comunidade, tendo em vista que o bispo fosse homem de uma única mulher, para manter o padrão original.

Esses são apenas uns exemplos, talvez tenham mais, mas não me lembro.

O entendimento de hoje é que tais ensinos estavam sujeitos a circunstancialidades culturais e temporais.

Será que podemos mudar a bíblia devido a tais circunstâncias?

Sugiro a leitura dos textos abaixo a fim de entendermos melhor essa questão:

  1. UMA VIAGEM PELA MENTE DE PAULO
  2. PAULO, OS PRINCÍPIOS IMUTÁVEIS E APLICATIVOS CIRCUNSTANCIAIS

Se você já leu os textos acima já deu para entender que Paulo não era um anti-feminismo, anti-poligâmico, anti-vaidade. Paulo não era anti-nada. Jesus nunca foi anti-nada. Bíblia não é anti-nada. Apenas existiram momentos na igreja em que Paulo precisou aplicar o bom senso com relação a problemas circinstânciais, mas sem negociar os princípios imutáveis da Palavra.

Isso faz toda a diferença e nos mostra que a Palavra de Deus está acima da bíblia. Que a bíblia contém a Palavra de Deus, mas que a Palavra fala mais alto que a própria bíblia. Essa é a diferença entre a Palavra Viva e a letra que mata, conforme a Palavra Viva que se encontra na bíblia.

Se ainda você não se cansou de ler, então clique nos link´s abaixo e aprofunde a sua consciência no evangelho:


  1. O EVANGELHO NAS ESCRITURAS E AS ESCRITURAS NO EVANGELHO
  2. JESUS: A CHAVE HERMENÊUTICA   
  3. JESUS É A CHAVE HERMENÊUTICA – MAS É PRECISO SER CULTO PRA ENTENDER; NÉ? 
  4. O CRISTO ESQUISOFRÊNICO?  
  5. O QUE É CANÔNICO? 
  6. PAULO PENSAVA QUE SUAS CARTAS SERIAM ESCRITURAS?   

Abraços,

    Nenhum comentário: