Dicas para agilizar e melhorar o atendimento bancário.


  1. Dê preferência aos canais eletrônicos: caixa eletrônico, telefone, internet. Neles você pode efetuar mais de 98% de suas operações, tais como: pagamento contas (correntistas), efetuar saques e depósitos em dinheiro e cheques, ver e imprimir saldos e extratos de contas e faturas de cartão de crédito, solicitar/desbloquear talões de cheques, realizar transferências entre contas, DOC´s, e uma série de outros serviços.
  2. Todos os cheques acima de R$100,00 devem estar nominais tanto para depósito como para saque. Em caso de depósito anote no verso do cheque o número da conta para depósito. Informe o valor do depósito para conferencia.
  3. Cheques para depósitos acima de R$100,00 e sem a indicação do favorecido serão devolvidos pela compensação motivo 48(sem a indicação do favorecido).
  4. Em caso de saques com cheques ou cartão, leve um documento de identidade com foto (R.G., CNH...) e assinatura recente. No caso de saques com cheque, adiante o processo preenchendo o cheque com o nome do favorecido e no verso anote o nr° do D.I. apresentado, data de expedição e assine igual consta no mesmo.
  5. Antes de ir para a fila certifique-se de que o banco recebe os documentos que pretende pagar, neste caso atenção para certos tributos federais, municipais e estaduais. Verifique se há convênio. 
  6. Verifique antes se o dinheiro é suficiente para quitar as contas. Deixe-o separado. Evite contar na hora do atendimento bancário.
  7. Pagamentos/depósitos em dinheiro, sempre que possível separe as notas pelos valores de face. Em caso de grandes quantidades organize em volumes de até cem notas. Isso agiliza o atendimento.
  8. Títulos de outros bancos vencidos só podem ser pagos no banco de origem do título. Exceção para títulos de cartão de crédito, pois estes possuem um prazo maior, não superior a 15 dias (observe nas instruções do título.
  9. Pagamento de títulos com cheques seguem a seguinte regra: O cheque ou o título tem que ser do banco onde se está efetuando o pagamento.
  10. Impostos e tributos somente em dinheiro ou cheque do próprio banco em caso de correntistas.
  11. Grandes volumes de pagamentos/depósitos verifique se seu banco possui o serviço de processamento de malotes.
  12. Pagamento com um cheque acima de R$100,00, em caso de um título, deve estar nominal ao cedente do título.
  13. Pagamento com um cheque acima de R$100,00, para vários cedentes, deve estar nominal ao banco sacado, ou se forem do mesmo cedente, podem estar nominal a este e discriminando no verso o banco, nosso número(NN) dos títulos e valores de cada um.
  14. Para saques de valores elevados agende-se com antecedência de pelo menos 48 horas (veja o prazo no seu banco ou com o banco emitente do cheque).
Ou seja, organize-se. Com essas simples dicas com certeza você ficará menos tempo em filas e terá mais tempo para outras coisas. Se cada um fizer a sua parte todos saem ganhando e satisfeitos.

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