Torta de banana com suspiro deliciosa (ou - Felicidade! Teu nome é açúcar...)

"Torta de banana com suspiro"


 











Primeiro, caramelar as bananas. Pegar 6 bananas cortadas em rodelas e levar ao fogo numa panela com 1 e 1/2 xícara de açucar branco ou mascavo e 2 colheres e chá de canela em pó. Deixar caramelar de 8 a 12 minutos, mexendo de vez em quando. Depois, retirar do fogo e colocar as bananas em um pirex que possa ir ao forno.


 












Daí, vamos fazer o creme. Colocar em uma panelinha 2 xícaras de leite integral (ou leite de soja), 2 colheres de sopa rasas de maisena (dissolver a maisena em um pouquinho do leite antes, senão corres o risco de empelotar o leite todo, e dá trabaaalho pra desempelotar), 1 colher de chá de essência de baunilha e um pouco da calda das bananas, ou então açúcar a gosto.

Levar ao fogo até engrossar. Assim que começar a engrossar, tire do fogo e acrescente 2 gemas passadas pela peneira, mexendo sem parar. Levar ao fogo por mais 2 minutos. Depois, colocar esse creme sobre as bananas.





Suspiro! O último. Bater em neve 3 claras. Quando elas estiverem em neve, comece a acrescentar 10 colheres de açúcar branco (ou mascavo fino), bem aos pouquinhos, deixando incorporar o açúcar antes de acrescentar uma nova colherada. Vai ficar igual a um marshmellow. Depois disso tudo, cobrir a torta com o suspiro. CUIDADO pra nao deixar falhas, senao o suspiro desgruda do pirex e murcha. No meu, eu fiz uns risquinhos com um garfo, pra ficar essa maravilha de baguncinha da foto abaixo:






 Levar ao fogo até ficar bem dourado! Deixar esfriar e levar à geladeira até servir: sirva esta sobremesa bem geladinha (resista à tentaçao de comer quente... dá dor de barriga!!! ; ))






Fonte:

Nenhum comentário: