Chás para gastrite, azia e refluxo

Chás que são amigos do estômago
Foto: Reprodução R7
Entre os inúmeros males que podem aparecer em nosso corpo, as doenças de estômago são umas das mais comuns e incômodas. A gastrite, o refluxo e a azia são alguns problemas que podem surgir e prejudicar nosso estômago. O que poucos sabem é que algumas ervas medicinais podem ajudar no tratamento contra esses tais problemas e que a fitoterapia vem ganhando cada vez mais adeptos, que buscam maior eficiência ao tomar um remédio para os problemas no estômago. Uma boa alternativa são os chás, velhos conhecidos de nossos avós e às vezes subestimados. Existem sim chás que funcionam como “remédios” ou pelo menos ajudam a situação a melhorar.





Gastrite, refluxo e azia


Gastrite

Uma das suas principais causas é a má alimentação, muito comum na população, mas também pode ser causada pelo alto consumo de álcool, por exemplo. É descrita como se fosse uma azia prolongada e pior. Existem dois tipos de gastrite, a crônica e a aguda.

O chá de espinheira santa  é o mais recomendado para a gastrite, já que reduz a produção de ácidos e óxido nítrico no estômago, previne a formação de úlceras e incrementa a barreira de mucosa do estômago. Este chá deve ser preparado apenas com as folhas, com ½ colher (de chá) da espinheira santa pra cada xícara com água fervente, e deve ser tomado três vezes ao dia. Mas atenção: crianças menores de 10 anos, gestantes e lactantes não podem tomar o chá!

Azia

Um pouco mais leve que a gastrite, mas igualmente incômoda, a azia começa com um refluxo de ácido gástrico. Atinge muita gente e tem como principal causa uma alimentação ruim, sendo muitas vezes amenizada apenas com uma mudança de hábitos alimentares.
O chá indicado para azia é o famoso chá de erva cidreira. Este chá consegue aliviar os sintomas da queimação e concede proteção extra à mucosa do estômago. As partes utilizadas da erva cidreira são as folhas, deve-se preparar ½ colher (de chá) da erva para uma xícara de água fervendo. Tomar o chá duas vezes ao dia e evitá-lo apenas se você tem pressão baixa.

Refluxo

O refluxo, além de incomodar bastante, acaba causando outros problemas, como a azia. Sua queimação costuma “atacar” no esôfago e não há um momento específico para aparecer.
O chá recomendado para o refluxo é o de gengibre, que atua normalizando as contrações e aliviando náuseas características do refluxo. Para prepará-lo, cozinhe durante 10 minutos 1 colher (de chá) de gengibre em uma xícara de água. Tome três vezes ao dia.  Evite tomá-lo se você sofre de pressão alta ou se estiver grávida.

Dicas para evitar os problemas estomacais


  • Não pratique exercícios físicos logo após as refeições e não tome café depois ou antes delas.
  • Evite o chá preto, ele aumenta as chances de refluxo e azia.
  • Não tome bebida alcoólica durante as refeições e não beba de “barriga vazia”.
  • Se fumar, largue o cigarro. Ele aumenta até as chances de úlcera no estômago.
  • Evite passar longos períodos de jejum.

Fonte: http://www.remedio-caseiro.com/chas-que-sao-amigos-do-estomago/ 


Veja também:

Como usar remédios caseiros para tratar doenças

 

Anúncio:

Samsung Galaxy S4 Mini Duos Preto Desbloqueado, Android 4.2, Dual Core, Câmera 8 MP R$ 620,10

 

Nenhum comentário: