O Amor é o Vínculo da Paz.

Amar foi e é um mandamento deixado por Jesus. Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Quem cumpre esses mandamentos cumpre toda a lei e os profetas, ou seja, tudo o que está escrito na Bíblia.
Porém amar em alguns momentos não parece ser algo fácil e demanda de nós algum esforço. Sim demanda esforço. Em certas ocasiões, principalmente aquelas em que somos pegos de surpresa, quando somos ofendidos ou nos sentimos ofendidos por alguma coisa e o sangue ferve nas veias, a primeira coisa que pensamos é em nos defender com as palavras ou no muque.
O evangelho nos recomenda a paciência e é o que devemos praticar. Porque sendo pacientes praticamos o amor.
Jesus nos ensinou na oração do Pai nosso que devemos perdoar os que nos ofendem assim como o Pai nos perdoa as nossas ofensas. Dura é essa palavra e nos chama a uma reflexão acerca da forma com que lidamos
com as pessoas e suas ofensas. Assim como nos mesmos oramos, Deus só estará nos perdoando os pecados se perdoarmos aqueles que nos ofendem.
A razão disso é que Jesus nos convida a sermos filhos da paz. Os pacificadores serão chamados de filho de Deus. Então tentar manter a calma no momento em que a ira nos vem é muito importante, assim como não deixar o sol se por sobre essa ira. Ou seja, devemos pelo menos tentar nos reconciliar o quanto antes possível e perdoar os nossos ofensores.
Jesus nos disse que se o nosso irmão pecar contra nós, que devemos ir até ele e buscar a reconciliação. Sei que muitas vezes isso pode não ser fácil e nem simples, mas para todo aquele que se diz cristão não há outro caminho a percorrer. Afinal se cremos que realmente Deus amou o mundo (todas as pessoas) e que entregou o seu Filho para morrer por nossos pecados, devemos agir como filhos de Deus da mesma forma.
Sem perdão não há reconciliação e, portanto não haverá promoção de paz em nós e ao nosso redor. Pelo contrário como um abismo chama a outro abismo estaremos sendo engolidos por nosso senso de razão sem perdão.
Quando perdoamos estamos contribuindo para que o mundo ao nosso redor seja um ambiente de paz e amor e colaborando para melhorarmos a nós mesmos de forma a sermos como Jesus nos ensinou.
Se assim não for estaremos nos enganando a nos mesmos, e cheios de nossa razão sem misericórdia alguma, estarmos sendo contra o Filho de Deus ao qual dizemos que cremos e ao qual lhe chamamos de Senhor.

Nenhum comentário: